Depois da pandemia do Covid-19, um dos sentidos mais estudados pelos cientistas tem sido o olfato, e a importância dele para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, unindo tecnologia, inovação e ciência, o Grupo Boticário reabre nesta quinta-feira, 19, a exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias”, mais conhecida pelo público como o Museu do Perfume. Instalada no Museu Catavento desde 2017, a mostra, que tem apoio das empresas Wheaton, Givaudan e Provital, busca resgatar a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade.
Totalmente repaginado e ocupando 100m², o espaço ganhou ilustrações em papiro, totem para teste do olfato, além do novo espaço lúdico e interativo, para continuar contando a história das fragrâncias, desde a história do vidro até as técnicas mais modernas de extração, proporcionando aos visitantes um ambiente interativo, lúdico e didático onde possam aprender e ainda criar a sua própria fragrância.
César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, conta que as fragrâncias fazem parte da história uma vez que são grandes meios de comunicação e que a escolha de determinados produtos transmite personalidade, sentimentos e intenções e que é importante entender a história para contemplar a evolução de todo o mercado bem como da sociedade.
O acervo da exposição conta com cerca de 300 peças dos mais variados tipos e de extrema relevância para o mundo a Perfumaria como exemplares do “Shalimar” (Guerlain e Chanel n°5), de 1921; “Visa” (Robert Piguet), de 1947. Além de itens de 1920, como Sabonete super fino, Alfazol e Beijoim da Granado e o 4711 mulheres, comercializado em 1792.
“O avanço da tecnologia e das pesquisas impactam na criação e desenvolvimento de novos produtos, mas é importante que as pessoas tenham o conhecimento sobre a atuação dos cheiros em nosso cérebro, por exemplo, para também compreenderem o trabalho que há na elaboração de novos produtos”, enfatiza Veiga.
A exposição é repleta de recursos digitais e, por meio deles, o público poderá realizar uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. Foram instaladas telas touch screen permitindo que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos. Além da instalação de um ‘Totem do Olfato’, equipamento pensado e planejado para os visitantes testarem esse sentido. A ‘experiência’ consiste em se posicionar à frente da máquina e apertar, inicialmente, o botão que direciona para 30 cm de distância e tentar sentir o aroma. Caso a pessoa não tenha sucesso é convidada a apertar o botão a 20 cm e, se ainda assim, não obtiver sucesso é indicada a apertar o botão a 10 cm. Todo o processo é orientado por um vídeo.
Ao final, os visitantes contarão ainda com um espaço instagramável para registrar suas fotos, além de uma holografia que permitirá os usuários a embarcarem ainda mais no universo do mundo do perfume.
“A exposição é uma imersão nesse mundo encantador que é a perfumaria. Ela recebe cerca de 48 mil pessoas por ano, mas acreditamos que há um potencial para ampliarmos o impacto com os investimentos na revitalização realizada. Queremos ser agentes transformadores e propagadores da cultura e essa é uma forma de atingirmos a nossa missão de transformar o mundo por meio da beleza, “ complementa o perfumista.
Serviço Museu do perfume:
Dias e horários: Terça-feira a domingo das 09h às 17h.
Ingressos: Inteira R$ 15,00; Meia entrada: R$7,50 (Aposentados, pessoas com idade a partir de 60 anos, estudantes em visitas autônomas, pessoas com deficiência (meia entrada estendida a 1 acompanhante) e Portadores de ID Jovem)
Gratuidade: toda terça-feira
É necessário realizar agendamento prévio para a visita ao espaço, inclusive às terças-feiras.
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP, 03003-060